A gestão da preservação ambiental
Na atualidade, tem-se valorizado muito a ideia de preservação ambiental, a fim de utilizar os recursos naturais com mais cautela para garantir a presença deles no futuro. Diante disso, Julio Cesar Hintemann Filho, empresário e amante da natureza, comenta a respeito da política nacional do meio ambiente, sobre o que ela é e sua importância. Quer saber mais sobre o cuidado ambiental? Então continue lendo.
Política nacional do meio ambiente.
Segundo o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, a política nacional do meio ambiente (PNMA) tem como finalidade a preservação, a melhoria e a recuperação da qualidade do meio ambiente propício à vida, buscando garantir condições socioeconômicas ao interesse da segurança nacional e a conservação da dignidade da vida humana.
Ela é uma das primeiras leis que abarcam as normas do desenvolvimento sustentável no Brasil, através de princípios e objetivos, utilizando mecanismos e instrumentos de proteção ao meio ambiente do país. Se tornando, assim, diante da poluição do avanço industrial, uma das principais políticas de segurança ambiental.
Para a política nacional do meio ambiente exercer sua finalidade, como indica o renomado Julio Cesar Hintemann Filho, é preciso que ela considere o meio ambiente como um patrimônio público a ser protegido e assegurado para a utilidade coletiva, possuindo como princípio a racionalidade do uso do solo, a gestão e a fiscalização dos recursos naturais.
Vale ressaltar, de acordo com o amante da natureza Julio Cesar Hintemann Filho, que os principais dispositivos da política nacional do meio ambiente são:
- estabelecimento de padrões de qualidade ambiental;
- zoneamento ambiental;
- criação de áreas de proteção ambiental;
- avaliação dos impactos ambientais;
- licenciamento e revisão das atividades poluidoras.
Ademais, a política nacional do meio ambiente visa o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias destinadas ao uso racional dos recursos dispostos na natureza, a divulgação de dados estatísticos e informações do meio ambiente, e a imposição da recuperação ou indenização dos danos ocasionados aos recursos ambientais.
Portanto, como aponta Julio Cesar Hintemann Filho, a política nacional do meio ambiente é iminente para fiscalizar, reger e gerir a extração e utilização racional dos recursos disponibilizados na natureza, para que as práticas sustentáveis sejam cumpridas de acordo com as normas estabelecidas por essa lei.