Noticias

Congresso reúne referências do universo jurídico para debater reformas legislativas

Este ano vem sendo marcado por reformas legislativas importantes, que afetam ramos estruturais do Direito e, por conseguinte, os profissionais da área e sociedade. Dentro desse contexto, a Milton Campos apresenta o II Congresso EBRADI – Democracia, Cidadania & Reformas Estruturais, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O evento é destinado a todo o universo jurídico: alunos de graduação, pós-graduação e profissionais do Direito. Serão oito painéis com 24 participantes, escolhidos entre personalidades e autoridades jurídicas em suas respectivas áreas de atuação, em Minas Gerais e no Brasil.

O Prof. João Batista Carvalho, Diretor Geral da Ebradi, ressalta: “A ideia é fazer uma profunda reflexão acerca do ordenamento jurídico pátrio e das reformas estruturais que estão sendo propostas em ramos fundamentais do Direito, tudo com vistas à afirmação da democracia e ao desenvolvimento da cidadania nacional”.

Tatiane Puiati, diretora executiva da EBRADI (Escola Brasileira de Direito), ressalta que a temática da edição 2021, vai ao encontro da nova realidade legislativa do país. “O II Congresso da EBRADI reunirá alguns dos maiores nomes do mundo jurídico para debater o cenário que se impõe, seus desafios e as suas relações no fortalecimento da democracia e no desenvolvimento da cidadania.”

Segundo Suzana Cremasco, coordenadora geral da EBRADI, o olhar sobre esses dois elementos – democracia e cidadania –, perpassam os diversos ramos estruturais do Direito, e por isso, passam necessariamente pela discussão sobre os desafios que precisam ser enfrentados pelos marcos regulatórios. “Abordaremos essas mudanças indispensáveis e que precisam ser enfrentadas em reformas necessárias que ocorreram ou estão a ocorrer diante dos nossos olhos. Essa é a razão da escolha do tema e a relevância de se debatê-lo neste momento.”

Referência no ensino do Direito, Faculdade Milton Campos participará ativamente
A Milton Campos é uma instituição de ensino que, historicamente, tem em seus quadros profissionais de excelência, reconhecidos no mercado profissional e no mundo acadêmico como autoridades em suas respectivas áreas de atuação. Algumas referências de seu corpo docente estarão presentes no evento, que caminha para se tornar um dos mais relevantes da esfera jurídica do país.

O Prof. João Batista Carvalho, que também é Presidente da Faculdade Milton Campos, fará a abertura oficial do II Congresso EBRADI e será o mediador dos paineis sobre Reforma Tributária, que contará com a presença do professor Ives Gandra Martins, uma das maiores autoridades no tema, e sobre a Reforma Constitucional.

A Milton Campos terá outros professores convidados, debatendo diferentes temas. A professora Suzana Cremasco, que também é coordenadora da área de Processo Civil da instituição, integra o painel “Os desafios após a Reforma do Código de Processo Civil”, ao lado dos professores Paulo Lucon e Fredie Didier Jr.

O Professor Thales Catta Preta, que é também Diretor Regional das Ciências Jurídicas da Ânima em Minas Gerais, integra o painel “Os desafios do direito societário após a Lei de Liberdade Econômica”, ao lado do professor Marlon Tomazette e do Dr. Francisco Mussnich.

A professora Cristiana Fortini, que integra o corpo docente do Mestrado da instituição, participará do painel “Os desafios da Reforma Administrativa”.

A insituição estará representada ainda por Henrique Abi-Ackel, Desembargador do Tribunal de Justiça e ex-aluno Milton Campos, que integrará o painel sobre “Os Desafios da Reforma Penal”.

João Batista revela que a expectativa da EBRADI é de que o evento se torne uma referência nacional, na agenda jurídica de alunos e profissionais do Direito. “Ao pautar temas que estão na ordem do dia, debatidos de forma transversal, sob diferentes perspectivas, por algumas das maiores referências nacionais da área, a Escola quer fazer do Congresso anual um evento obrigatório no calendário do Direito no país.”

De acordo com o Diretor, a organização se empenha para promover, a cada edição, o debate acurado e crítico de temas de relevância e interesse nacional. “Assim, contribuímos para o desenvolvimento do Direito brasileiro e, sobretudo, para a formação diferenciada e de qualidade de profissionais e alunos da área”, afirma.

 

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Noticias

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *