Tecnologia

Brasil defende cooperação tecnológica em reunião do G20

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou, ontem (5), em Mumbai, na Índia, do Encontro dos Ministros de Pesquisa e Inovação do G20. Em discurso contra a “exclusão tecnológica”, Luciana defendeu a transferência de tecnologia em condições favoráveis para países em desenvolvimento, e convidou o grupo a realizar uma “profunda reflexão” para avaliar se o bloco se encontra na direção e velocidade corretas para atingir as metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A representante do Palácio do Planalto reiterou a importância do aprofundamento do debate sobre descarbonização da economia, transição energética, direito à saúde, desenvolvimento sustentável da Amazônia e combate às desigualdades.

“Enfrentamos desafios globais, como eventos climáticos extremos, escassez hídrica, elevação do nível dos oceanos, emergências em saúde e insegurança alimentar. Esses problemas não reconhecem fronteiras e só serão solucionados por meio da cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação”, contou a ministra à reportagem do Diario de Pernambuco.

Luciana defendeu ainda o fortalecimento da cooperação multilateral e o uso da diplomacia científica para enfrentar os grandes desafios globais. Segundo ela, a conjuntura internacional marcada pela pandemia da Covid-19 e os conflitos geopolíticos evidenciaram a fragilidade das cadeias globais de produção e fornecimento e acirraram a disputa pelo domínio tecnológico.

“Para sermos uma potência tecnológica nas próximas décadas precisamos investir no enfrentamento das mudanças climáticas e da perda da biodiversidade, na transição energética, na transformação digital, na autossuficiência em saúde e biotecnologia e na superação da fome e das desigualdades”, disse a ministra. “Somados aos nossos esforços de cooperação científica, trabalharemos para garantir nas relações comerciais a transferência de tecnologia dos centros mais avançados para o Brasil. Ao fim desse ciclo, entendo que a ciência brasileira terá alcançado um novo patamar, e os benefícios serão compartilhados com toda a população.”

Reuniões bilaterais
A agenda em Mumbai incluiu reuniões bilaterais com oito países, como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Indonésia e Turquia. No encontro com o vice-diretor do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca, Kei Koizumi, na terça-feira (4), a ministra pernambucana conversou sobre a participação brasileira no programa Artemis, da Nasa, de exploração da Lua.

G20
Fundado em 1999, após a crise financeira asiática, o G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional. O grupo é composto por 19 países e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mais de 75% do comércio e cerca de dois terços da população mundial.

O Brasil assume a presidência do bloco, pela primeira vez, em 1º de dezembro de 2023.

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Tecnologia

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *